terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Eficiência X Eficácia

Estamos diante do dilema: Eficiência versus Eficácia.

        Na Administração, existem dois conceitos que são considerados iguais para a maioria das pessoas, mas que possuem significados completamente distintos: eficiência e eficácia. É através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado. A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc.) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) possíveis; ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos. Um gerente eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma.

Fonte:http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/eficiencia-e-eficacia-conceitos-distintos-porem-interligados/11978/ Acesso em 20.12.2010.

        A empresa Noconforto Ltda planeja aumentar ainda mais suas vendas em 2011. Ela faturou em 2009 R$180.000,00 e fechará 2010 com uma venda total de 220.000,00 com um crescimento, portanto, de 12.3%. Para 2011, a meta é superar 2010 com um crescimento em 20% o que daria à empresa um faturamento acima de R$260 mil reais. Do ponto de vista da pretensão, ótimo, o pensamento deve ser realmente assim: com metas e objetivos mais audaciosos. Do ponto de vista do planejamento, poderíamos até concordar com tudo isso não fosse a falta de um componente fundamental ao planejamento que é a estratégia. Não fosse a falta de que, mesmo? Vamos aprofundar nossa análise.
        Em 2009, a empresa tinha dois vendedores; em 2010, contratou mais um. E para 2011, planeja contratar mais dois. Logo, imagina seu gerente, assim, poderá realmente atingir a meta estipulada. Isso significa que a empresa também deverá comprar mais um outro veículo para fazer as entregas, já que as vendas aumentarão. Ora, isso é muito bom, a empresa estará gerando mais oportunidades de trabalho e mais pessoas serão contratadas. Mas, também, estará aumentando seus custos com mais salários e encargos sociais. Assim, isso realmente seria muito bom, não fosse mesmo a falta de que? Ah... da tal da estratégia. Bem, então vamos a ela.
        O que a empresa, primeiramente, deveria fazer era um levantamento das reais condições de venda de sua equipe: saber do potencial da mesma, da qualidade e do interesse de seus componentes, do percentual de produtividade, se a capacidade produtiva está sendo explorada no limite e, se ainda isso não aconteceu, identificar as razões, os possíveis problemas e desenvolver, de forma estratégica, políticas e ações que estimulem, que motivem e animem a equipe a se empenhar mais na busca de melhores resultados. Por exemplo:

Saúde: auxílio doença, assistência médica, assistência psiquiátrica e psicológica, cobertura para tratamentos de dependências química (droga/alcoolismo), homeopatia, infertilidade, terapia, check-up, plano médico com livre escolha, plano com cobertura também para agregados e aposentados, assistência ou consultório odontológico, cobertura para aparelhos ortodônticos, ambulatório, desconto na compra de medicamentos e entrega no local de trabalho, programas de alongamento e relaxamento para atendentes, ginástica laboral durante o expediente, academia e spa para executivos.

Alimentação: tíquete, vale-supermercado, café da manhã grátis, lanchonete na empresa, refeições coletivas, cardápios diferenciados para funcionários que tem problemas como diabetes, colesterol e hipertensão.

Educação e Desenvolvimento: seguro educação, bolsas de estudo, cursos de idiomas, instrução dos filhos, ensino supletivo, reembolso para cursos de graduação, pós graduação e MBA, grande oferta de treinamento, inclusive à distância (via CD-ROM), oportunidades de estágio e carreira em outras unidades do grupo, biblioteca, videoteca, palestras variadas: planejamento familiar, orçamento doméstico, segurança no trabalho, apoio pré-aposentadoria, etc.

Carreira: política de promoção com base em avaliação de desempenho para todos os funcionários, prioridade ao recrutamento interno, aconselhamento de carreira, grandes oportunidades de carreira para mulheres, programas de trainees.

Formas de Remuneração e Auxílios: remuneração por competências e habilidade, remuneração variável, participação nos lucros e resultados (salários extras), 14º salário, programa de reconhecimento, previdência privada, seguro de vida, adicional por tempo de casa, concessão de opção de ações para todos os funcionários (stock options), ajuda no aluguel (em caso de transferência), empréstimo para aquisição de casa própria, financiamento para aquisição de automóvel, carro com despesas pagas, estacionamento, transporte da empresa (ônibus), venda de produtos fabricados pela empresa com desconto, auxílio para pais de filhos excepcionais, auxílio para compra de material escolar e assistência jurídica.

Integração e lazer: clima de camaradagem no ambiente de trabalho, incentivo a participação dos funcionários em projetos filantrópicos, forte política de recepção e integração aos novos colaboradores, clube, colônia de férias, área de lazer na empresa com sala de jogos, leitura e ginástica, atividades de recreação para os filhos de funcionários, promoção de festas Juninas e de Natal.

Comunicação Interna: segurança e confiança na gestão, sinergia entre chefes e subordinados, avaliação 360 graus para todos os funcionários, política de portas abertas, valorização das sugestões dos funcionários, linha direta e ouvidoria para reclamações, número reduzido de salas fechadas, pesquisa de clima periódica para medir a satisfação dos funcionários, clareza e abertura na comunicação interna, política formal de não demissões, entrevista com potenciais pares de trabalho no processo de seleção, ambiente de trabalho onde as pessoas sintam-se livres para participar, criar e ter iniciativa.

Outras práticas: horário flexível de trabalho, jornada reduzida no verão, possibilidade de trabalho em locais remotos (casa, cliente, etc), informalidade nos trajes, licença não remunerada para projetos pessoais, berçário, creche, sala de aleitamento para mães, loja de conveniência e outros serviços dentro da empresa (videolocadora, salão de beleza, etc).

        Então, finalmente, chegamos à conclusão da questão inicial da nossa discussão: o dilema eficiência X eficácia. Assim, concluímos que planejamento de crescimento não se faz apenas com propósitos e estabelecimento de metas. Faz-se, acima de tudo, com estratégia: avaliação do potencial e das necessidades das equipes da organização, do atendimento dessas necessidades e políticas de benefícios que não somente mantenham os talentos que a empresa tem como também, possam atrair talentos de fora para, assim, torná-la mais competitiva.
        Vender mais contratando mais, entregar mais contratando mais, não significa que a empresa está sendo eficiente. Eficiência seria vender mais e entregar mais com a mesma equipe e a eficácia seria maior lucratividade com os mesmos custos.



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